Identidade de lugar
Por Arthur Oliveira Ramalho
IDENTIDADE DE LUGAR
Identidade de lugar é uma subestrutura da identidade profunda da pessoa e é constituída por cognições sobre o mundo físico, relativas à variedade e complexidade dos lugares nos quais ela vive e satisfaz suas necessidades biológicas, psicológicas, sociais e culturais.
Resumo
Identidade de lugar refere-se ao pertencimento de algo ou alguém à outro algo ou alguém por alguma característica presente no mesmo. Por exemplo, quando vemos um cachorro com coleira, automaticamente associamos ele à uma pessoa, e chegamos à conclusão que ele possui dono. Quando vemos estudantes fardados de tal maneira, automaticamente associamos eles à determinado colégio. A identidade de lugar se modifica constantemente, pois o pertencimento muda ao longo da vida, principalmente durante a vida adulta, quando já possuímos uma concepção mais apurada sobre nossa realidade. Ela abrange elementos biológicos, psicológicos e sociais de uma pessoa, e à representação que ela possui de si mesma. Esses dois elementos estão em contínua interação e se modificam permanentemente, o que leva a identidade de lugar sempre a mudar.
Bauman (2005), em seu livro "Identidade", afirma que durante grande parte da
história, a coabitação humana se restringia a vizinhança, com costumes
imutáveis e mobilidade social mínima. Ao nascerem, as pessoas tinham seu lugar determinado na sociedade. Com a desintegração das comunidades, a
revolução dos transportes e o aumento das trocas capitalistas, a identidade
passou a se configurar enquanto problema, posto que a diversidade de
interações sociais criou para o sujeito a necessidade de uma definição de si
mesmo. Portanto, a construção de uma identidade própria passa a ser uma
preocupação, ou seja, um problema e uma tarefa de responsabilidade pessoal.
Comentários
Postar um comentário